Notícias e Curiosidades do mundo do futebol

NOTÍCIAS E CURIOSIDADES DO FUTEBOL

domingo, 23 de junho de 2013

BH espera Brasil em clima de Guerra


Radares destruídos, concessionárias com vidros quebrados, prédios destruídos, cercas caídas, coisas incendiadas, muitas pedras e resquícios de bombas pelas ruas. E claro, muita tensão. É desta forma que Belo Horizonte dorme neste sábado, um dia antes de receber a seleção brasileira.

Assim como aconteceu na segunda-feira, as ruas da capital mineira foram tomadas por confronto entre policiais e manifestantes neste sábado. Segundo números oficiais da Polícia Militar, 70 mil pessoas foram às ruas - alguns manifestantes falam em 200 mil pessoas. Os confrontos começaram com grupos isolados, mas duraram por volta de 6 horas.




Os confrontos começaram novamente nas intermediações do Mineirão. Segundo relatos de alguns dos próprios manifestantes, um grupo de cerca de 200 pessoas tomou a frente do protesto e chegou à barreira policial antes de todo mundo. Lá, começaram a provocar e atacar policiais. Quando toda a manifestação chegou, a resposta policial começou.
Maria da Conceição, candidata à prefeita de Belo Horizonte no ano passado pelo PSOL, estava no local. Ela foi convocada pelo Ministério Público de Minas Gerais para tentar intermediar um protesto sem violência. Depois do confronto, porém, ela relatou a truculência policial e disse até que bombas de gás lacrimogênio foram jogadas de helicópteros que sobrevoavam o local.
No meio do confronto, ela diz ter ligado para o promotor Luiz Antonio Baeta para relatar a ação policial. Com a ajuda de outro grupo de pessoas, Maria da Conceição recolheu do local uma grande quantidade de resquícios de bombas e balas de borracha que pretende entregar ao promotor.



Por volta das 18 horas, o Coronel Márcio Santana chegou a pedir para que os manifestantes voltassem para casa para que os vândalos fossem identificados. O confronto, porém, não parou nas intermediações do Mineirão. ‘Escoltados' pela polícia, os manifestantes voltaram para a Praça Sete de Setembro. No centro, um novo campo de batalha se formou. Edifícios foram depredados e um novo confronto com a Polícia Militar começou. A situação só se acalmou por volta das 22 horas.
Por volta das 23 horas, o saldo das batalhas era de 22 presos - 15 deles após os confrontos no centro - e ao menos mais 20 feridos. Dois manifestantes caíram de um viaduto e estavam em estado grave, mas estável.
No fim da noite, a PM também divulgou no Youtube quatro vídeos das ações deste sábado. Neles os policiais aparecem reagindo às agressões feitas pelos manifestantes. Eles também mostram as ruas tomadas pelos policiais e um pouco da destruição de uma concessionária.
O clima é de tensão em Belo Horizonte. Há um enorme contingente policial espalhado pelas ruas da capital mineira. E o medo é grande de que a situação piore ainda mais na semana que vem. Tudo por conta da presença da seleção brasileira para uma das semifinais. A cidade, que tem sido uma das mais selvagens em dias de jogos, vai receber na quarta-feira a partida mais importante da Copa das Confederações até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário